Edição textual

Edição textual
"es pulir huesos paciencia" O.Paz

domingo, 26 de fevereiro de 2017

CASA ONDE HABITAMOS

Docência de literatura e atividade poética em geral excluem-se, porque a consciência da criação restringe o uso conotativo da linguagem. As exceções corroboram o viés fugidio, mediante o qual o professor 'calça os sapatos do poeta'. Pessoalmente, sempre salvei os meus guardados, em cadernos. A pulsação da vida em algum momento alcança voo, então a poesia vaza. Vivi a experiência e, hoje, exerço a Liberdade sob a palavra, como se expressou Octavio Paz, ele mesmo poeta e ensaísta.
Também experimentei, desde há muito, a combinação poesia e imagem. O primeiro trabalho, em cinema, data de 1969, quando ainda estudante fiz algumas parcerias com Jamison Pedra, a exemplo do filme 'Vida' (RJ, Jornal do Brasil, prêmio nacional).
Neste livro, que ora vem a público, prevalece um estilo conversacional. O leitor é incluído, consultado e incorporado ao breve momento de duração dos poemas. CASA ONDE HABITAMOS compreende pois uma prática de imaginação criativa, um apelo pela permanência da reflexão ativa, promovida pelo emprego da linguagem literária, em favor da vida e do exercício crítico-reflexivo.
HP

Nenhum comentário:

Postar um comentário